Renovação das licenças da usina de triagem dependem de melhorias

A usina de triagem de lixo de Venâncio Aires busca renovação de licenças desde 2011. Com a necessidade de melhorias no piso e em sistemas de drenagem, no último mês a prefeitura abriu licitação, porém, não houve interessados. Desta forma, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) projeta melhorias no edital para garantir empresas e efetuar os investimentos.

 

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental do Rio Grande do Sul (Fepam/RS), exigiu melhorias na usina de triagem de lixo instalada em Linha Estrela, para renovar autorizações de funcionamento. O local recebe os resíduos sólidos coletados em todo o município, efetuando a reciclagem de materiais como vidro, metal e papelão. Atualmente, os moradores da cidade geram cerca de 750 toneladas por mês de lixo. Deste total, 10% são reciclados, graças a usina. Por isso, a Administração Municipal trabalha contra o tempo para garantir que o local não pare.

 

Para cumprir as determinações da Fepam e conquistar a renovação de licença de funcionamento, a prefeitura abriu licitação para a contratação de empresa que possa efetuar as melhorias. O valor total dos investimentos será de R$ 117 mil, entretanto não teve interessados. Com isso, a reabertura do processo é avaliada, uma vez que sem as melhorias, a usina pode ser fechada. As licenças são renovadas a cada quatro anos.

 

Conforme o secretário de Meio Ambiente, João Stahl, a preocupação é de conseguir realizar a licitação e as reformas na usina até setembro. “Corre-se o risco de ter a usina fechada, claro que estamos unindo esforços para evitar que isso ocorra. O Município tem cumprido os prazos estabelecidos pela Fepam, e provado os movimentos para garantir o funcionamento da unidade e a renovação das licenças.”

 

Nos próximos dias um novo processo de licitação deve ser aberto, com a expectativa de encontrar uma empreiteira que faça as melhorias necessárias. O prazo para a conclusão dos investimentos é de 180 dias, a partir do inicio das reformas. A reportagem contatou a Fepam, que se comprometeu em fazer uma manifestação sobre as pendências e processo de renovação de licenças na usina venâncio-airense, ao longo desta terça-feira, 08.

 

(Fonte: Folha do Mate)

Aproveite todas as licitações públicas em um só lugar!