Publicado aviso de licitação do Pedral do Lourenço

O aviso de licitação para a dragagem dos 43 quilômetros de extensão do Pedral do Lourenço, no Rio Tocantins, entre os municípios paraenses de Marabá e Itupiranga, foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (21). O edital foi lançado quinta-feira (20), durante a visita da presidenta Dilma Rousseff ao Pará.

 

 

O objetivo da publicação é a contratação de empresa para a elaboração dos projetos básicos e executivos, ações ambientais, bem como a execução das obras de derrocamento para a implantação do canal de navegação da região dos Pedrais da Hidrovia do Tocantins, no Pará. A partir de hoje, as empresas já podem entregar suas ofertas no portal de compras do Governo Federal. A abertura das propostas ocorrerá no dia 8 de maio deste ano.

 

A construção é considerada estratégica para a economia do país, visto que pretende facilitar a passagens de navios no Rio Tocantins, promovendo o desenvolvimento do Centro-Norte e o escoamento da produção de grãos, além de boa parte do minério extraído da região.

 

“É um momentos histórico para a nossa região, para o Estado, e particularmente para Marabá. O lançamento do edital do Pedral do Lourenço irá consolidar a tão sonhada hidrovia, que insere essa região do escoamento da produção brasileira. Dessa maneira, irá permitir que novos negócios possam se apresentar nessa região e, acima de tudo, a tão sonhada verticalização da produção mineral”, disse Helder Barbalho, presidente da Federação dos Município do Estado do Pará (Famep).

 

O Pedral de Lourenço é um trecho de formação rochosa, que impede a navegação no período de seca da região. Está é uma das grandes obras esperada pelos moradores de Marabá.

 

(Fonte: Diario Online)

Aproveite todas as licitações públicas em um só lugar!