Prefeitura reabre licitação do Pedala Vitória

A Prefeitura de Vitória republicou o edital de licitação do Pedala Vitória, o sistema de municipal de compartilhamento de bicicletas. A concorrência foi suspensa no final de janeiro pela prefeitura por solicitação do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES). O prazo para entrega dos envelopes é 14 de maio.

 

À época, a Secretaria de Transporte, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) informou que o sobrestamento (suspensão) da concorrência para o Pedala Vitória ocorreu após questionamento feito por uma das empresas concorrentes sobre as condições de participação.

 

A prefeitura prevê a instalação de 25 estações de compartilhamento em que serão distribuídas 250 bicicletas. Haverá área para estacionamento de bikes. As estações inaugurais deverão ser implantadas na praia de Camburi e na área entre a Praça dos Namorados e a Praça do Papa. Jardim da Penha, Jardim Camburi e Praia do Canto e as avenidas Adalberto Simão Nader, Fernando Ferrari, Serafim Derenzi, também devem receber estações.

 

Para utilizar o serviço, o usuário deverá efetuar um cadastramento junto à concessionária. O tempo de utilização está fixado em até 70 minutos. A forma de pagamento é um dos critérios técnicos do edital.

 

A ideia de um serviço público de compartilhamento de bicicleta é boa. O problema, como apontam cicloativistas, é a precariedade da infraestrutura cicloviária da cidade. Vitória tem certa malha cicloviária, porém desconectada entre si. A velocidade dos carros é outro problema, que afugenta ciclistas das ruas, que então buscam as calçadas. A sinalização também é insuficiente. Ainda não há nem sinal de projetos de acalmamento de trânsito no interior dos bairros.

 

(Fonte: Seculo Diario)

Aproveite todas as licitações públicas em um só lugar!