Prefeitura faz nova licitação do transporte público nesta segunda

Um clima de ansiedade ronda a Prefeitura de Porto Alegre desde a semana passada. Após os 12 atuais operadores anunciarem boicote à licitação do transporte público da cidade na quinta-feira, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) espera que apareçam outros empresários interessados na concessão do sistema. A entrega das propostas ocorre nesta segunda-feira, às 14h, na sede da empresa.

 

Apesar da expectativa, o presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari admite que a licitação possa falhar, ainda que confie: “É uma possibilidade (não aparecer ninguém), mas não acredito. Só segunda vamos saber”, afirmou

 

Caso apenas um concorrente apresente proposta para as três bacias (Norte, Sul e Leste) que compõem o sistema, poderá escolher qual operará. “Depois licitaremos as outras duas em separado”, explicou Cappellari. O edital proíbe que uma mesma empresa ou consórcio opere as três bacias. As linhas transversais continuarão sob o controle da Carris, empresa pública.

 

A prefeitura não recebeu indicativo de que concorrentes internacionais se apresentem. “Como o edital é público e de acesso livre, é difícil mensurar qual o nível de interesse e quem está interessado”, apontou.

 

Essa é a segunda tentativa de licitação do sistema. A primeira, em junho, foi declarada deserta. Os atuais permissionários chegaram a ir à sessão de entrega de propostas. Mas o Tribunal de Contas do Estado concedeu liminar para embargar o processo. A medida foi derrubada pelo Tribunal de Justiça horas depois, mas prejudicou a licitação.

 

(Fonte: Correio do Povo)

Aproveite todas as licitações públicas em um só lugar!