Prefeitura de Porto Alegre confia que licitação dos ônibus terá interessados

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, participou de um “bate-papo” com internautas pelo Youtube na tarde de terça-feira (5). Durante a conversa, ele respondeu ao vivo perguntas enviadas por cidadãos sobre o transporte público da cidade. Segundo o prefeito, o terceiro edital de licitação para o serviço, que será lançado nesta quarta-feira (6), passou por alterações para evitar que a concorrência fique sem interessados, como ocorreu nas duas tentativas anteriores.

 

Fortunati afirmou que a nova licitação prevê a garantia dos benefícios para estudantes, busca atrair também menores empresas e reduz o número de passageiros para quatro pessoas por metro quadrado. “Não vamos ficar simplesmente assistindo ao ônibus passar. Seria inimaginável caminharmos para a quarta licitação”.

 

O prefeito afirmou que, neste edital, foram usadas normas internacionais, para atrair atenção de possíveis permissionários. “Fizemos um esforço para conversar com empresários do Brasil e América Latina e estamos confiantes”, explica.

 

Fortunati também esclareceu que a Carris, empresa pública de ônibus da capital gaúcha, que atualmente opera 22% das linhas de Porto Alegre, não tem condições de atuar sozinha. “Está completamente descartado. Estamos num momento de crise em todo o país. Não posso tirar dinheiro fundamental das pessoas para comprar mais ônibus”, justificou.

 

O prefeito respondeu sobre o veto ao projeto que garantia ar-condicionado em todos os novos ônibus da cidade. A lei foi promulgada pela Câmara Municipal, mas suspensa pela Justiça.

 

Para ele, a proposta dava vantagens aos atuais permissionários do transporte em relação a novos concorrentes, era desfavorável aos usuários, pois garantia o conforto apenas em novos veículos, e ainda causaria aumento nas passagens. “No nosso edital, toda empresa terá pelo menos 25% da frota com ar, desde o primeiro dia, além da obrigatoriedade nos novos carros”, afirmou.

 

(Fonte: G1)

Aproveite todas as licitações públicas em um só lugar!