Prefeitura de Araxá abre licitação para repasse de lotes no Distrito Industrial

A Prefeitura de Araxá, no Alto Paranaíba, abriu licitação para o repasse de lotes a empresários interessados em instalar negócios no Distrito Industrial. O edital deve ser publicado ainda nesta semana. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Parcerias, Leandro Haddad, serão doados 26 lotes. O investimento inicial é de cerca de R$ 20 milhões.

 

Na cidade, 32 empresas já demonstraram interesse. O secretárioa acredita que, com a divulgação do edital, outros empresásrios façam o mesmo.

 

Para conseguir se instalar no Distrito Industrial por meio dessa doação, as empresas precisam gerar, no mínimo, 15 empregos formais. “O segundo critério é demonstrar que tem capacidade de construir nos próximos três meses. O terceiro é a contrapartida que vai dar para a comunidade em função de estar recebendo um lote do Município”, explicou o secretário.

Também é preciso ter uma quantidade obrigatória de recursos financeiros para investimento. Elas precisam estar de acordo com uma lista de 20 atividades apresentadas pela Prefeitura. Dentre elas, a produção de adubo, manutenção elétrica e mecânica e o beneficiamento de material reciclável.

 

Segundo Haddad, no Distrito Industrial existem 35 empresas em funcionamento. Com o repasse desses 26 novos lotes, a região ficará com a capacidade máxima. A partir daí, começará a ser  planejado um novo Distrito Industrial.

 

“Essa doação é uma doação onerosa, ou seja, a empresa que receber um lote terá que apresentar uma contrapartida que beneficie a comunidade, como a prestação de um serviço social como, por exemplo, a manutenção da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais por um período específico. Esse será o critério de desempate entre uma empresa e outra. A que oferecer melhor contrapartida leva o lote”, afirmou.

 

O secretário estima que a construção das unidades gerem 250 empregos apenas na fase de edificação e outros 450 empregos deverão ser gerados no primeiro ano de funcionamento. Pelos dados iniciais, a projeção do faturamento anual está estimada em R$ 75 milhões.

 

(Fonte: G1)

Aproveite todas as licitações públicas em um só lugar!