Prefeito promete acelerar licitação do transporte

O prefeito Mauro Mendes (PSB) confirmou que, até o final deste mês, o secretário de Mobilidade Urbana Thiago França deve entregar para ele o edital para licitação do transporte coletivo na capital. O anúncio da licitação do transporte público em Cuiabá foi feito em outubro de 2015, com compromisso de que até dezembro do mesmo ano, o edital fosse lançado.

 

A licitação, que é uma exigência do Ministério Público, está emperrada pela questão da continuidade ou não do Veículo Leve Sobre Trilhos. O Ministério Público investigou a situação do transporte coletivo urbano em Cuiabá e comprovou a existência de várias irregularidades no setor.

 

“O secretário se comprometeu que até o fim de fevereiro vai entregar o edital de licitação. Daí, com a licitação em mãos, vamos conversar com o Ministério Público e com Estado para saber qual próxima passo dar. Se fizer a licitação, vai impactar na definição do modelo do VLT. Ao terminarmos este edital, daremos o próximo passo”, diz Mendes.

 

O prefeito confirmou ainda que, na licitação, estará definido o aumento do número de ônibus que terão ar-condicionado. “Não 100% da frota, mas grande parte, porque isso oneraria mais os custos ao passageiro. Especialistas comprovam que teria pelo menos aumento de 20% no consumo de combustível”, afirmou.

 

Mauro Mendes confirmou ainda que as empresas devem colocar 53 novos ônibus para rodar até abril e que haverá a instalação de 600 abrigos no decorrer de 2016. ”Existe programa de troca, ampliação, que será feito ao longo de 2016, pois isso não faz da noite para o dia”, disse. (AA)

 

(Fonte: Diario Cuiabá)

Aproveite todas as licitações públicas em um só lugar!