Prefeito e DNIT busca soluções para problemas na Marcelo Gama e Br 153

O engenheiro João Carlos Tonetto, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), esteve reunido, na tarde desta terça-feira, com o prefeito Neiron Viegas para tratar de assuntos relacionados à Cachoeira do Sul.

 

Entre eles, está a questão do projeto do Anel Viário, que teve novo andamento em Brasília, tendo sido feito o estudo de viabilidade técnica e ambiental no próprio Dnit. O processo já retornou para Porto Alegre para que seja feita a licitação.

 

Para isso, o engenheiro Pedro Coutinho estará vindo para Cachoeira em no máximo 15 dias para fazer um estudo e elaborar um termo de referência, para que inicie o processo licitatório.

 

PONTE DO FANDANGO – Outra novidade é a aprovação do projeto da Ponte do Fandango em Brasília. Segundo Tonetto, o processo licitatório já foi encaminhado e dentro dos próximos dias sairá o edital da licitação para a reforma da Ponte. A maior preocupação para a reforma é a necessidade do bloqueio da ponte, que terá que ter no mínimo seis meses de trânsito parcial e três meses de bloqueio total.

 

A solução para este problema é a conclusão do asfalto da ERS-403, cujo processo está tendo bom andamento e a expectativa é de que o Governador Tarso Genro já determine a obra na vinda à Fenarroz no próximo dia 23.

 

DISTRITO INDUSTRIAL – Neiron também pediu para Tonetto um estudo para minimizar os riscos de acidentes no acesso ao Distrito Industrial, onde normalmente há uma confusão enorme entre os condutores naquela região por conta da falta de alguma solução nos acessos para ambos os lados da Avenida Marcelo Gama.

 

Uma solução apontada, que ainda vai depender de um estudo junto ao Dnit, em Porto Alegre, seria a construção de lombadas físicas ou eletrônicas, reduzindo automaticamente a velocidade dos veículos, minimizando o risco de acidente.

 

RÓTULA DA COHAB – Outro ponto crítico da Marcelo Gama, Tonetto também sugeriu a colocação de lombadas físicas nas entradas da Rótula, a fim de que haja a redução da velocidade. Ainda será pintada uma faixa de segurança no centro da Rótula para os pedestres, o que vai alertar ainda mais os condutores quanto ao risco de acidentes no local.

 

PARDAIS E LOMBADAS ELETRÔNICAS – Tonetto reforçou que está em dívida com o prefeito Neiron na questão de duas lombadas físicas ou pardais para a cidade, demanda que já foi solicitada há algum tempo. Considerando isto, Tonetto já comunicou que vai ser instalada uma lombada eletrônica junto à passarela de pedestres, na entrada de Cachoeira, próximo ao antigo Posto Loló, no qual limitará a velocidade naquela região em 50 quilômetros por hora. Esta medida vai permanecer até que seja construída a nova passarela de pedestres.

 

TREVO DE TRÊS VENDAS – O trevo de acesso à localidade de Três Vendas também vai receber pardais na BR 153, limitando a velocidade em 60 quilômetros por hora, solucionando o problema das altas velocidades e desrespeito à sinalização na entrada do trevo, que já causou muitos acidentes, inclusive com mortes naquela localidade.

 

LORETOS – A Rua dos Loretos, que tem acesso à Marcelo Gama apenas por uma escada, não permitindo a passagem de veículos, já foi autorizada pelo engenheiro Tonetto para tornar-se uma entrada de Cachoeira. A prefeitura que vai fazer a obra.

 

(Fonte: Radio Fandango)

Aproveite todas as licitações públicas em um só lugar!