Porto de São Sebastião espera licitação para construção de terminal

Com investimentos estimados em R$ 1 bilhão, o Porto de São Sebastião aguarda a liberação por parte do governo federal da licitação para o projeto. Durante uma visita do ministro dos Portos, Edinho Araújo, à região, planos de expansão do porto e suas ações ambientais foram discutidas.

 

O arrendamento do terminal, que integra o plano de crescimento do complexo portuário, faz parte do segundo bloco de concessões do Governo Federal. Trata-se de uma área de 250 mil metros quadrados, com dois berços de atracação e profundidade variando de 18 a 19 metros. A previsão é que a instalação movimente 9 milhões de toneladas em cargas soltas ou conteinerizadas por ano. O prazo de arrendamento será de 25 anos.

 

Segundo informações da assessoria de imprensa do complexo, o porto já possui toda a documentação pronta e apenas espera que a situação da licitação seja resolvida por parte do governo federal.

 

O plano de expansão do porto prevê ampliar a área ocupada pelas instalações dos atuais 100 mil metros quadrados para 300 mil metros quadrados em uma primeira fase e, depois, para 400 mil metros quadrados. No futuro, poderá chegar a 800 mil metros quadrados. Esse aumento ocorrerá em etapas, de acordo com as necessidades portuárias e a atratividade das cargas. Ainda segundo a assessoria, a previsão dada até o momento por parte governo federal é que a licitação seja liberada no primeiro semestre de 2016. Procurada pela reportagem do Guia Marítimo a SEP (Secretaria Especial de Portos) não retornou para comentar sobre o assunto até o fechamento dessa matéria.

 

(Fonte: Portal do Agronegocio)

Aproveite todas as licitações públicas em um só lugar!