Palácio da Luz receberá obras de restauração

O local é sede da Academia Cearense de Letras e terá a parte externa e o pavimento superior revitalizados. Obra é fruto de convênio firmado com Banco do Nordeste e custará R$ 500 mil

 

Sede da Academia Cearense de Letras (ACL), o Palácio da Luz – localizado em frente à Praça dos Leões (General Tibúrcio) – passará por obras de restauro. Os serviços incluem a revitalização da estrutura externa e do pavimento superior do edifício construído ainda no fim do século XVIII. Ontem, o presidente da entidade, José Augusto Bezerra, firmou convênio com o Banco do Nordeste (BNB) que garante financiamento da obra, no valor de R$ 500 mil.

 

A expectativa do acadêmico é de que os serviços comecem ainda este ano. Antes, porém, a empresa responsável pelo restauro deverá ser escolhida por meio de licitação. Os trabalhos podem seguir até junho de 2015, quando se encerra o cronograma do financiamento.

 

O portão do Palácio da Luz está quase sempre aberto para a Rua do Rosário. Há quem entenda a posição como convite para se embrenhar pelo prédio e conhecer a estrutura de pisos em lambri e paredes com arco. A conservação do edifício, entretanto, distrai parte de sua imponência.

Os tacos de madeira – dispostos pelo chão do prédio – estão desgastados e sem a cor original. Pequenas rachaduras nas paredes, a pintura descascada e os buracos no teto (também amadeirado) contrastam com a função do lugar. É ali onde se reúnem 40 seletos literatos cearenses, que recebem da entidade o título de imortal.

Os encontros ocorrem sempre às 16 horas dos dias 10 de cada mês. Em pauta, está a organização de eventos, conferências e concursos literários, além das peculiaridades ligadas ao mundo das letras.

É assim desde 1989, quando o prédio foi cedido para a ACL. Antes, o espaço abrigou a Casa de Cultura Raimundo Cela. A história do lugar, no entanto, remonta a uma Fortaleza de outros tempos e organizações políticas. O palácio pertenceu à Câmara Municipal e, em 1814, passou a operar como Palácio do Governo, local de trabalho e morada do presidente da província (cargo similar ao de governador).

“O restauro é importante para revivermos o passado que estava, de certa forma, empoeirado, relegado ao esquecimento”, comentou José Augusto Bezerra. O acadêmico acredita que, com o prédio renovado, a ACL terá mais fôlego para promover atividades culturais permanentes no espaço. “Isso vai possibilitar mais exposições e palestras. Podemos editar mais livros antigos e clássicos, realizar concursos para jovens escritores. A academia será um novo centro cultural e turístico”, disse.

O presidente do BNB, Nelson Antônio de Souza, afirmou que o financiamento das obras é o primeiro passo de parceria contínua com a entidade. Segundo ele, a ideia é apoiar as ações da academia. “Podemos entrar com programação literária, cultural e ajudas financeiras para outras atividades”, adiantou.

 

Serviço

Academia Cearense de Letras

Onde: Rua do Rosário, 1, Centro (próximo à Praça dos Leões)

Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 16 horas
Informações: 3253 4275

 

A biblioteca da Academia Cearense de Letras, localizada no pavimento principal do edifício, passou por reforma nos últimos três meses. O espaço ganhou restauro do piso, climatização e espaço de leitura. A reinauguração do equipamento ocorrerá no próximo dia 12.

O acervo da entidade tem 25 mil títulos de literatura e história do Ceará, entre outros assuntos. Os livros ficarão disponíveis para consulta local a partir da reabertura.

A academia cede o espaço para que outras 14 entidades e agremiações possam realizar encontros e reuniões no Palácio da Luz. Entre elas, estão a Academia Cearense da Língua Portuguesa e a Sociedade Amigas do Livro.

 

(Fonte: O Povo)

Aproveite todas as licitações públicas em um só lugar!