Noticias | Novidades no RDC Eletrônico são implantadas no Comprasnet

Para agilizar o processo de aquisições e contratações de bens, obras e serviços, o Ministério do Planejamento (MP) deu continuidade à implantação da versão eletrônica do Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC). Conforme publicado no sítio do Ministério (http://www.planejamento.gov.br/noticia.asp?p=not&cod=9451&cat=94&sec=7), foram disponibilizados nesta segunda-feira, 4, três modos de seleção de propostas para as licitações realizadas pelo regime: aberto, fechado e combinado aberto-fechado. Os modos foram implantados no Portal de Compras do Governo Federal (Comprasnet). Até o final deste mês, todos os módulos do RDC Eletrônico estarão disponíveis no sítio.

 

Na opinião da secretária de logística e tecnologia da informação, Loreni Foresti, a utilização do RDC vai impactar diretamente na população. “Uma escola pode ser construída e entregue à população em muito menos tempo porque o processo de seleção da empresa foi mais rápido, embora não menos responsável e transparente”, exemplifica. Segundo Foresti, o mesmo vale para grandes obras de engenharia, como pontes e estradas.

 

No modo de disputa aberto, os licitantes apresentam suas ofertas por meio de lances públicos e sucessivos, conforme o critério de julgamento adotado. Já no modo fechado, as propostas apresentadas pelos licitantes serão sigilosas até a data e hora designadas pelo edital.

Aproveite todas as licitações públicas em um só lugar!