Nova licitação prevê corredores e melhorias em ônibus de Campinas

A prefeitura de Campinas definiu um prazo para a nova licitação e o formato para a licitação do transporte público da cidade. Desde agosto de 2015, quando Tribunal de Contas do Estado definiu que a licitação de 2005 foi irregular e permanece assim. O novo formato de licitação deve trazer uma nova divisão, por corredores e não mais em regiões. Dentre as melhorias previstas estão wi-fi e ar-condicionado na metade da frota.

 

Em entrevista à EPTV, afiliada TV Globo, o secretário de Transportes de Campinas, Carlos José Barreiro, espera abrir a licitação até março. “Nós estamos estimando que dentre do primeiro trimestre a gente consiga concluir todas estas análises deste estudo e podemos então soltar a licitação e resolver o problema de forma definitiva” , disse o secretário.

 

A última licitação foi realizada em 2005, por tomadas de preço. Onde as empresas passaram por avaliações. As empresas vitoriosas começaram a prestar serviços em abril de 2006 com prazo de concessão de 15 anos, mas o Tribunal de Contas do Estado questionou o modelo e decidiu anular a concessão antes do prazo vencer.

 

A reorganização do sistema é uma das propostas. O transporte público, que hoje é dividido em quatro áreas geográficas e atendido por nove prestadoras de serviços vai mudar. “Nós temos o corredor dos Amarais, o corredor Santos Dumont. Os principais corredores da cidade serão qualificados e isso orientará a nova divisão dos lotes das futuras empresas que vão operar o sistema”, disse o Barreiro.

 

Melhorias aos usuários

 

Dentre as melhorias, estão obrigatoriedade de todos os ônibus da frota estarem adaptados para atender deficientes, ônibus com wi-fi e pelo menos metade da frota vai circular com ar-condicionado.

 

Licitação irregular

 

O TCE considerou em agosto de 2015 que houve irregularidades no processo de licitação, feito em administrações anteriores. Atualmente, de acordo com a Emdec, 634 mil passageiros usam o transporte público diariamente em 206 linhas municipais cobertas por 1.252 veículos.

 

Fonte: G1

Aproveite todas as licitações públicas em um só lugar!