Nova Estação da Lapa terá shopping e wi-fi; licitação está prevista para agosto

O vencedor da concorrência pública terá a concessão da estação por 25 anos

 

A licitação para a reforma da Estação da Lapa deve ser lançada até o final de agosto. De acordo com o secretário municipal de Urbanismo e Transportes, Fábio Motta, o edital, que estava previsto inicialmente para fevereiro, também inclui a construção de um shopping center no terminal. “Teremos uma grande estação, totalmente climatizada, com wi-fi, novo design e escadas rolantes. Vai ficar ao lado das maiores estações do Brasil e do mundo”.

 

O vencedor da concorrência pública terá a concessão da estação por 25 anos — o valor mínimo de investimento é de R$ 13 milhões. “O município não tem esse dinheiro, por isso, estamos fazendo a outorga onerosa (concessão em troca de pagamento). Mas, antes de construir o shopping, eles vão ter que investir na estação”.

 

O centro de compras pode ser construído no mesmo prédio que a estação ou em algum dos terrenos que também fazem parte da área do terminal. Ainda de acordo com ele, o contrato com o vencedor deve ser assinado ainda este ano. Depois, há um prazo de 12 meses para a conclusão das obras de requalificação da estação.

 

Já a construção do shopping depende do projeto que ainda deve ser elaborado. “Quem ganhar tem que apresentar o projeto, para a prefeitura aprovar”. O terminal deve ser adaptado para ônibus, metrô e BRT (Bus Rapid Transit). O projeto do BRT, que inclui a construção de três viadutos em diferentes pontos da cidade e de três estações, deve custar R$ 1 bilhão.

 

“O BRT sairá da Estação da Lapa em via expressa. Hoje, ir de ônibus da Lapa ao Iguatemi demora duas horas. Com o BRT, vai durar 15 minutos”. O contrato deve ser assinado este ano e as obras devem durar 30 meses.

 

(Fonte: Correio 24 horas)

Aproveite todas as licitações públicas em um só lugar!