Minas lança PPP para gestão de lixo em 44 municípios

 


O governo de Minas Gerais lança hoje o edital para licitação da PPP (parceria público-privada) para a destinação do lixo de 44 municípios do entorno de Belo Horizonte. A empresa vencedora terá de investir R$ 373 milhões no início do contrato.

A contraprestação a ser paga durante os 30 anos de concessão é estimada em R$ 2 bilhões, dos quais 75% sairão dos cofres do Estado e o restante das prefeituras. O grupo que conquistar o negócio terá de construir estações de transbordo distantes no máximo 12 quilômetros de cada uma das cidades.

Também deverá tratar os resíduos sólidos e dar um destino final com o uso de métodos não poluentes. “A tecnologia será escolhida pela própria vencedora, desde que seja ambientalmente correta”, afirma Marcos Siqueira, que gerencia o programa de PPPs de Minas.

O objetivo é reduzir o lixo enviado a aterros sanitários, com prioridade para formas de reúso, como reciclagem e produção de combustível. “O contrato prevê a remuneração de acordo com o desempenho. Quanto menos lixo for aterrado, maior será o volume de pagamento.”


(Fonte: Folha SP)

Aproveite todas as licitações públicas em um só lugar!