Melhores práticas nas compras públicas são alvo de premiação

Prêmio Consad-Sebrae de estímulo a compras governamentais foi lançando na manhã desta quinta-feira (31), durante o VI Fomenta Naciona

 

Teve início nesta quinta-feira (31), no Centro de Convenções de Pernambuco, Olinda, o XIII Seminário Internacional de Compras Governamentais, que ocorre em paralelo à programação do VI Fomenta Nacional. “Esta é a primeira edição do seminário realizada fora do eixo Sul e Sudeste, o que nos traz satisfação”, disse Roberto Baccarat, diretor do Instituto de Compras Governamentais (ICG), durante a abertura oficial do evento. “Iremos destacar experiências internacionais de relevância e promover o lançamento do Prêmio Consad-Sebrae, de reconhecimento dos programas estaduais de compras públicas”, completou Baccarat. O evento teve ainda a participação de Bruno Quick, gerente nacional de Políticas Públicas do Sebrae; Ana Maria Vieira, diretora do Departamento de Logística e Serviços Gerais do Ministério Público; e Roberto Castelo Branco, superintendente do Sebrae em Pernambuco.

“É com uma satisfação muito grande que o Sebrae em Pernambuco recebe esse encontro internacional de compras governamentais. O conhecimento da experiência brasileira e da experiência estrangeira será interessante para todos”, disse o superintendente do Sebrae em Pernambuco, Roberto Castelo Branco. “Este é um setor que luta muito, o das micro e pequenas empresas e empreendedores individuais, e que nem sempre está habilitado, informado, para usufruir de seus direitos”, completou Roberto Castelo Branco, ressaltando o resultado do trabalho desenvolvido pelo Sebrae no aumento das compras governamentais em todo o País, onde 1.500 municípios já aderiram à Lei Geral da Micro e Pequena Empresa – em 2012, cita o superintendente, foram gerados R$ 2 bilhões em negócios envolvendo compras governamentais das MPE.

O XIII Seminário Internacional de Compras Governamentais segue ao longo desta quinta-feira (31), com palestras envolvendo contratação pública, desenvolvimento e pequena empresa na América Latina, bem como visão e iniciativas do Governo Federal para as compras governamentais; entre outros temas. A programação completa pode ser acessada por meio do portal www.fomentanacionalsebrae.com.br

RECONHECIMENTO – Durante a abertura do XIII Seminário Internacional de Compras Governamentais, foi promovido o lançamento do Prêmio Consad – Sebrae de estímulo às compras governamentais dos pequenos negócios, que tem como objetivo identificar e reconhecer o trabalo em equipe dos diferentes entes das Unidades Federativas, cujo esforço para implantar ações baseadas na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa tenha conquistado resultados práticos de alto impacto para o desenvolvimento dos pequenos negócios. A proposta é fazer com que os casos de sucesso criados por essas ações transformem-se em referência das boas práticas existentes, incentivando sua replicação em outras regiões e famílias de itens adquiridos pelos governos.

O prêmio é voltado tanto para empresas formais como para aquelas em processo de formalização, empresas individuais ou organizadas em consócios e associações de qualquer setor localizadas em áreas urbanas e rurais. Elas serão avaliados conforme fatores como o impacto da implantação do projeto no incremeto do número de pequenos negócios cadastrados como fornecedores do Estado; o aumento do valor total comprado de pequenos negócios; e o crescimento de vitórias dos pequenos negócios nos certames de compras. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas por meio do endereço eletrônico www.consadnacional.org.br, no qual também está disponível o regulamento completo da premiação.

O prêmio de estímulo a compras governamentais de pequenos negócios foi idealizado a partir do Convênio de Cooperação entre Consad e Sebrae, no Programa de Estímulo Compras Governamentais e Pequenos Negócios. A seleção dos participantes da primeira edição do prêmio será realizada ao longo do primeiro semestre de 2014, com o evento de entrega programado para acontecer durante a edição 2014 do Fomenta.

 

(Fonte: Fomenta)

Aproveite todas as licitações públicas em um só lugar!