Marinha lança licitação internacional para construção de estação brasileira na Antártica

O dia 23 de julho, a Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM) lançou a segunda licitação para selecionar a empresa que ficará responsável pela reconstrução da Estação Antártica Brasileira Comandante Ferraz, que sofreu um incêndio em fevereiro de 2012. O processo estará disponível, também, para propostas internacionais.

 

O Secretário da SECIRM, Contra-Almirante Marcos Silva Rodrigues, em coletiva de imprensa realizada, no dia 21 de julho, apresentou detalhes sobre o processo licitatório e disse que a expectativa é de que as obras sejam iniciadas no próximo verão antártico, que vai do final de 2014 até o início de 2015. O custo estimado para a construção é de cerca de US$ 110,5 milhões.

 

Entre as regras, as empresas terão que apresentar, além de garantia financeira, a excelência em qualificação técnica, arcando com toda a logística necessária ao bom desenvolvimento do projeto. A empresa vencedora será a de oferta mais barata.

 

O Almirante Silva Rodrigues falou, também, sobre as empresas interessadas. “Empresas nacionais e internacionais têm demonstrado grande interesse. As internacionais têm como vantagem a expertise, o que não desqualifica as nacionais”, disse o Almirante, citando como exemplo o eficiente trabalho desenvolvido no desmonte da antiga Estação, realizado por brasileiros.

 

No dia 23 de julho, será publicado o edital da licitação no Diário Oficial da União e no site da SECIRM. A partir do dia 26 de julho, as empresas terão 45 dias para apresentar as propostas e, no dia 10 de setembro deste ano, será feita a abertura dos envelopes das empresas interessadas.

 

(Fonte: Marinha)

Aproveite todas as licitações públicas em um só lugar!