Linhares e Cachoeiro vão discutir novo modelo de licitação do transporte público

 

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) anunciou uma audiência pública para coleta de subsídios para um novo modelo de licitação para a concessão e exploração do serviço público de transporte coletivo intermunicipal de passageiros em Cachoeiro de Itapemirim, sual do Estado. A audiência acontece dia 8 de agosto em Cachoeiro. Em Linhares, o mesmo tema será discutido no próximo dia 15 de agosto.

As linhas em questão são criticadas pela sociedade por não terem passado pelo processo licitatório e a cobrança é por um novo processo de licitação para a prestação do serviço. Em maio desse ano, o governador Renato Casagrande autorizou o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) a publicar a instrução de serviço que regulamenta a participação das cooperativas no Sistema de Transporte Intermunicipal .

A instrução definiu os procedimentos a serem seguidos pelas cooperativas que desejarem se inserir no Sistema de Transporte Intermunicipal de Passageiros do Espírito Santo. Entre os procedimentos destaque para a normatização do Regulamento do Serviço de Fretamento e Turismo do Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros; vistoria mecânica do veículo registrado no DER-ES, e os critérios do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para os veículos.

Na Instrução de Serviço nº007, publicada no Diário Oficial do Estado, há ainda 18 exigências que deverão ser seguidas pelas cooperativas relativas à documentação da instituição.

Neste sentido, de acordo com a publicação feita pelo DER-ES, os debates serão presididos pelo Diretor Geral do DER-ES, ou por um representante designado por ele. Além disso, a audiência será auxiliada por uma consultoria contratada para estudar uma nova modelagem de licitação, mas que não teve o nome divulgado.

O debate contará com abertura e explicação do tema; exposição da matéria; debate público com a palavra dos participantes inscritos e a confecção da Ata. Em Cachoeiro de Itapemirim a audiência será realizada no dia 8 de agosto no Auditório do Ifes, na Rodovia ES 482, das 18h às 21h. Já em Linhares, o debate ocorrerá no auditório do Sesi, na avenida Filogônio Peixoto, 396, também das 18h às 21h.

(Fonte: Seculo Diario)

Aproveite todas as licitações públicas em um só lugar!