Licitações e processos da Prefeitura serão digitais a partir de 2016

Cerca de 120 pessoas já foram capacitadas para uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) que torna os processos mais seguros e econômicos

 

A partir do dia 4 de janeiro, as solicitações de compras e contratações por processos licitatórios serão realizados pela Prefeitura de Londrina exclusivamente de forma digital, através do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Isso permitirá maior transparência e celeridade processual, melhoria no fluxo de trabalho e economia de papel, com a eliminação do uso de documentos físicos, e de transporte entre setores.

 

De acordo com o secretário de Gestão Pública, Rogério Carlos Dias, o SEI é uma revolução na administração municipal que possibilita, principalmente, mais segurança nos processos. “A ferramenta agrega confiabilidade às informações, disponibilidade 24 horas no sistema e confidencialidade nos atos internos, até que estes sejam tornados públicos”, destacou.

 

Inicialmente, serão realizados por meio da ferramenta eletrônica todos os processos licitatórios já estudados e mapeados pelo Município. Aos poucos, serão inseridos novos tipos de processos, entre eles as categorias Contratação de Servidores, Alteração Orçamentária, e Emissão de Parecer Jurídico. Outras formas de processos serão estudadas em todas as secretarias municipais e também poderão fazer parte do SEI.

 

O SEI – Trata-se de um software livre, desenvolvido totalmente em ambiente web, utilizado pela Prefeitura de Londrina para tramitar processos administrativos, documentos e informações. A plataforma digital foi cedida ao Município pelo Tribunal Regional da 4ª Região (TRF-4) e instituída pelo decreto municipal nº 1.219, de 21 de setembro de 2015.

 

Capacitação – Desde que o sistema foi instituído, o Grupo de Trabalho responsável pela implementação do SEI vem realizando diversas capacitações para orientar servidores, diretores e representantes de todas as secretarias municipais, órgãos e setores da administração, direta e indireta, que trabalham com licitações. Até agora, foram capacitadas 118 pessoas. Ainda em dezembro, outros 95 servidores devem receber a formação.

 

Cerca de 50 servidores da Diretoria de Gestão de Licitações e Contratos (DGLC) receberam o curso. Na segunda-feira (14), servidores de várias secretarias municipais participarão da atividade, totalizando 75 pessoas capacitadas.

 

(Fonte: Bonde)

Aproveite todas as licitações públicas em um só lugar!