LICITAÇÕES ABERTAS: O QUE É, CONCEITO…

Licitação é o procedimento administrativo mais comentado dos últimos tempos. Isso porque um procedimento licitatório é benéfico em vários aspectos, tanto para empresas, quanto para órgãos públicos. A licitação visa atender os interesses públicos. Isso acontece pela seleção da melhor proposta de licitação feita pelos licitantes participantes. Existem várias licitações abertas nesse momento, por isso todo interessado no processo de licitação deve ficar atento as novidades do mercado de licitações.

Aliás vale destacar que as licitações são a forma de prestação de serviços ou venda de bens, mais benéficas para as empresas que participam desse processo. Isso porque o cliente, (neste caso o governo), não “quebra” e sempre precisará contratar serviços e adquirir bens. Para entender melhor sobre a importância de estar atualizado sobre as licitações abertas que estão em andamento e como elas podem ser benéficas para sua empresa, este artigo explicará de forma simples e direta, as vantagens e atualizações do mercado de licitações.

Licitações Abertas: Mercado de Licitações

O estado financeiro atual do país, causa certo desconforto e incerteza em grande parte das pessoas. Investir em um novo negócio ou até mesmo expandir um negócio atual, faz muitos empreendedores ficarem com “um pé atrás”, quanto ao retorno do investimento. Investir em um mercado que permanece financeiramente estável e que não sofre queda com as mudanças econômicas nacionais, é o sonho de todo investidor. Exatamente por esse motivo o mercado de licitações é a escolha perfeita para as empresas, isso porque quando se vende para um cliente que possui o controle de todo o recurso financeiro público, o retorno é maior. Para que ocorra a compra (seleção da proposta vencedora), dependerá única e exclusivamente da capacidade e habilidades da  empresa que oferece o serviço ou produto.

Vale ressaltar que a participação em um processo licitatório não é algo exclusivo para empresas de grande porte ou com estrutura corporativa de grande potencial. Micro e pequenas empresas também podem fazer parte desse processo, assim como pessoas físicas tem a mesma viabilidade de participação. O fator determinante para a escolha de um vencedor, depende da qualidade da proposta do licitante. Todos os participantes têm os mesmos direitos e são tratados de forma igualitária, segundo o princípio de isonomia.

LICITAÇÕES ABERTAS: PASSO A PASSO LICITATÓRIO

  • Edital de Licitações. O primeiro passo para o procedimento de licitação é o acesso ao edital. Acompanhe a data da publicação do edital da licitação que você tem interesse e se atente a todos os detalhes exigidos nele. Essa etapa é importantíssima para o andamento do processo.
  • Habilitação. Essa é a fase de analisar se uma empresa possui ou não condição para participar do procedimento. Questões jurídicas, fiscais, trabalhistas, técnicas e econômicas são analisadas nessa fase do processo.
  • Documentação. Nessa fase são analisados todos os documentos disponibilizados pelos participantes. Os documentos apresentados devem coincidir com as condições do edital, do contrário o participante pode ser desclassificado por documentação irregular.
  • Apresentação das Propostas. É nessa fase que os licitantes disponibilizam sua proposta de licitação para análise e seleção da Administração Pública. O valor estipulado na proposta também deve ser coerente a média apresentada no edital. Sendo que a não coerência deste requisito, pode resultar na eliminação do participante.
  • Homologação. Após todo o andamento do julgamento das propostas e sendo a proposta de maior interesse selecionada pela Administração Pública, o processo é homologado e ao vencedor atribuído o objeto da licitação. Feito isso o processo é concluído e encerrado!

O procedimento licitatório deve ser analisado detalhadamente. As exigências e condições de cada modalidade e tipos de licitação variam conforme sua denominação e conforme o edital de licitações. Vale ressaltar que todas as informações contidas nos documentos licitatórios devem ser verídicas. A empresa ou responsável, pelo serviço contratado ou bem adquirido, deve estar apta a cumprir com sua responsabilidade e ter os aspectos legais e econômicos em dia e regulamentados conforme a lei.

Licitações Abertas: Serviços de Licitação

As licitações possuem distinção de tipos, modalidades, exigências e condições. Para atender as diferentes licitações públicas a RHS disponibiliza 5 tipos de serviços licitatórios, que atendem as licitações segundo suas particularidades. São eles:

-Net licitação. Esse tipo de serviço tem enfoque na divulgação de avisos e editais de licitações abertas em todo território nacional. Ele também disponibiliza informações de novas oportunidades de negócios com o governo, de acordo com a segmentação da sua empresa.

-Net Resultado. Esse serviço é específico para acompanhamento dos resultados das licitações durante todo o processo licitatório.

-Net Plus. O serviço Net Plus, realiza um “filtro inteligente”, por meio de leitura eletrônica dos editais de licitação, trazendo as licitações mais eficientes para o seu tipo de negócio, além de disponibilizar uma grande redução de custos em todo o processo.

-Net BI. Esse serviço de licitação faz a análise das melhores palavras-chaves disponíveis nas publicações dos órgãos públicos. Excelente para análise de concorrência, distribuidores, produtos e demais especificações.

-RDM. O serviço de licitação RDM, possibilita que a empresa tenha acesso detalhado das licitações abertas, da sua área de atuação. Além disso permite monitoramento de concorrentes, distribuidores, produtos e preços praticados.

Processo Licitatório

A participação em um processo licitatório, trará com toda certeza resultados efetivos para sua empresa. Mas para que isso aconteça deve haver a escolha da licitação que melhor se encaixa ao seu segmento de atuação. Existem inúmeras licitações abertas, nos diferentes segmentos e nichos de atuação. A escolha deve ser feita sobre análise dos requisitos e exigências de cada uma delas.

Os processos licitatórios sofrem mudanças frequentes, por isso estar informado sobre as atualizações das licitações que sua empresa ou você como pessoa física tem interesse em participar é a melhor forma de elaborar uma proposta que seja satisfatória para a Administração Pública e atenda os interesses sociais. Os serviços de licitação satisfazem o licitante essencialmente na área de análises segmentadas das licitações abertas. Cada um apresenta sua especialidade de atuação que permite resultados melhor direcionados e mais assertivos. Para entender as funcionalidades e eficácia dos diferentes serviços de licitação, a RHS disponibiliza cortesia de 10 dias dos serviços NET Licitação. CLIQUE AQUI, e solicite sua cortesia!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aproveite todas as licitações públicas em um só lugar!