Licitação: Prefeitura inicia fase de habilitação para o transporte coletivo

A Prefeitura de Maceió, por meio da Comissão Especial de Licitação (CEL), divulgou nesta quarta-feira (4), durante sessão pública na Procuradoria Geral do Município (PGM), o resultado das propostas para Licitação do Transporte Público Coletivo, iniciando a etapa de análise para habilitação. Na oportunidade, foram abertos os envelopes contendo as propostas técnicas, comerciais e da documentação de habilitação das empresas operadoras do sistema interessadas no certame, que foram apresentados no último dia 15 de setembro.

 

De acordo com o superintendente municipal de Transportes e Trânsito de Maceió, Tácio Melo, nesta etapa, será observado se as documentações estão em conformidade com o edital da Licitação do Transporte Público Coletivo de Maceió. “Até a próxima semana, será divulgada a análise de habilitação e ainda este ano, teremos o resultado final do certame, com a assinatura dos contratos para já iniciarmos a implantação da primeira fase do processo”, esclarece.

 

Quando as empresas licitadas começarem a operar, uma das primeiras medidas a serem implantadas é a inserção de cerca de 150 ônibus 0km no sistema, o que representa 20% da frota substituída com novos ônibus. “Já em março de 2016 estes veículos estarão nas ruas oferecendo mais conforto à população”, afirma.

 

Conforme o edital, na primeira fase da implantação, haverá a padronização da frota na cor branca, com a identidade visual da Prefeitura e os nomes das empresas. A licitação prevê melhorias como a oferta de coletivos 0km, com duas vagas para cadeirantes; otimização da integração temporal; inserção de micro-ônibus para atendimento nas área de difícil acesso e manutenção dos terminais reformados pelas empresas de ônibus. “Nestes quase três anos estamos trabalhando para que Maceió tenha um sistema de transporte de melhor qualidade. Ainda há muita coisa a fazer, mas muito também já foi feito”, defende o superintendente.

 

Entre as ações realizadas pela Prefeitura de Maceió para a melhoria do transporte público, estão a reforma de 20 dos 27 terminais de ônibus, construção do Terminal do Village Campestre, implantação da faixa seletiva para ônibus, aumento da frota, expansão do sistema de bilhetagem eletrônica por meio do Cartão Bem Legal, videomonitoramento de todos os ônibus e a implantação do aplicativo CittaMobi para acompanhamento dos coletivos em tempo real, além da integração temporal, já em fase de testes em algumas linhas de ônibus da capital.

 

(Fonte: Secom Maceió)

Aproveite todas as licitações públicas em um só lugar!