Licitação para subestações está marcada para março

A geração de energia na região deve ser ampliada, este ano, com a execução de duas importantes obras. A Celesc autorizou, para este mês, o processo licitatório para reforma e ampliação da subestação (SE) de São Cristóvão do Sul e implantação de uma nova SE em Santa Cecília.

 

Segundo o secretário regional Roque Stanguerlin, as obras fazem parte do Plano de Expansão da Celesc e estão orçadas em R$ 2.660.337,83. “Se o processo correr dentro da normalidade, acredito que as ordens de serviço devem ser assinadas ainda neste primeiro semestre”, estimou o secretário.

 

O projeto da Celesc prevê a implantação de uma SE de 69 kV em Santa Cecília, no mesmo pátio da atual, de 23 Kv, além da reforma e ampliação da SE em São Cristóvão do Sul, que atende Santa Cecília. De acordo com o estudo feito pela estatal, os 23 kV fornecidos aos cecilienses estão gerando um nível de carregamento que, em 2012, já era de 98%, afetando a qualidade e confiabilidade do serviço. Por isso, a necessidade de aumentar a capacidade da SE são-cristovense e, consequentemente, oferecer mais energia a Santa Cecília.

 

Os técnicos da Celesc avaliaram que, caso a ampliação não seja realizada, a população terá de conviver com elevados níveis de carregamento nos reguladores de tensão de 23 kV da SE ceciliense e com a precariedade nos níveis de tensão e restrição de novas cargas na região, podendo acarretar multa por parte da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

 

Para o secretário Roque, além de melhorar a qualidade do fornecimento de energia, o aumento da capacidade das SE favorecerá novos investimentos nos municípios da região. Ele destacou que Santa Cecília já tem projetos para instalação de uma nova indústria, inclusive com terreno cedido pela Prefeitura, e que aguarda apenas a garantia de fornecimento de energia para iniciar suas obras no município.

 

(Fonte: ADJorisc)

Aproveite todas as licitações públicas em um só lugar!