Licitação para restauro do Palacete Scarpa foi reaberta

A Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias da Administração (Sead) e Cultura (Secult), reabriu o processo licitatório para restauração do Palacete Scarpa – um dos mais importantes patrimônios históricos da cidade e um dos cartões-postais de Sorocaba. A intervenção na atual sede da Secretaria da Cultura (Secult) prevê a restauração das fachadas principal, lateral e de fundo do prédio; a recuperação do forro do térreo e do segundo andar, do telhado e da rampa de acessibilidade. O valor da obra é de R$ 499.778,51.

A primeira data para entrega dos envelopes de Habilitação (Técnica) e de Proposta (Preço) estava marcada para o dia 10 de junho, mas não houve a presença de interessados. Em razão disso, uma nova data foi marcada. As empresas interessadas em participar da concorrência devem entregar as propostas na Divisão de Licitações da Sead, até às 8h45 do dia 8 de julho. A abertura do envelope “Habilitação” ocorrerá nesse mesmo dia, às 9h.

Palacete Scarpa está à espera de reforma

A obra no prédio histórico será possível devido a uma iniciativa da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secult, que concorreu a um edital da Caixa Econômica Federal (CEF) e foi contemplada em 2013, por meio do Ministério do Turismo. Além do Palacete, também estão contemplados projetos para o Museu Histórico Sorocabano (MHS), Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS), Casarão de Brigadeiro Tobias e a Casa do Turista, que totalizam cerca de R$ 800 mil e estão em fase de elaboração de projeto.

Definida a licitação, o prazo para o término das obras, após a emissão da ordem de serviço, é de 180 dias. Após finalizada, a obra terá garantia de cinco anos contra defeitos que possam comprometer a qualidade, durabilidade e segurança dos usuários.

Enquanto estiver em processo de restauração, a Secretaria da Cultura deixará temporariamente o Palacete Scarpa. O novo espaço a ser ocupado pela equipe está sendo estudado. Já as exposições contempladas no edital de ocupação da Galeria Scarpa, que forem ocorrer nesse período, serão transferidas ao Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS), no Chalé Francês.

Sobre o Palacete Scarpa

Localizado no Centro de Sorocaba, na Rua Souza Pereira, o Palacete Scarpa começou a ser construído em 1921, em estilo neoclássico com linhas greco-romanas, e foi inaugurado em 1922.

Considerado uma das mais importantes construções históricas da cidade, por apresentar uma arquitetura imponente e fazer parte do desenvolvimento econômico da cidade, o prédio foi tombado como patrimônio histórico em 2013, pelo decreto municipal nº 20.884/2013. O Palacete Scarpa foi residência, banco, hotel e depois se tornou repartição pública. (Secom Sorocaba)

 

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

 

Aproveite todas as licitações públicas em um só lugar!