Licitação do Transporte: prefeito assina contratos com as empresas nesta terça

Assinatura acontece no terminal de ônibus do Rio Novo, onde prefeito entrega a reforma da estrutura para os usuários do transporte

 

O prefeito de Maceió, Rui Palmeira, formaliza nesta terça-feira (22), às 10h, a assinatura dos contratos com as empresas vencedoras da Licitação do Transporte Público Coletivo no município. O evento ocorre no terminal urbano do Rio Novo, onde será feita a entrega da estrutura física totalmente reformada para os usuários do sistema de transporte de toda a região.

 

A Licitação do Transporte Público Coletivo teve seu trâmite iniciado no final de 2013, com a publicação do Edital de Licitação. Até então, foram realizadas duas grandes audiências públicas para discutir e ouvir pontos necessários ao andamento do processo licitatório, bem como audiências nas regiões administrativas da capital, dentro dos bairros.

 

“O importante é que muitos destes pontos já foram implantados para a melhoria do sistema como um todo. A exemplo da faixa seletiva para ônibus, dando mais mobilidade e rapidez aos coletivos, reforma de vários terminais de ônibus, aplicativo para acompanhamento em tempo real da frota e a inserção de mais ônibus no sistema público de transporte coletivo”, disse o titular da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Tácio Melo. Também podem ser registradas como melhorias a readequação de linhas em atendimento à população de novos conjuntos habitacionais.

 

“Outro ponto possitivo foi ampliação dos locais de venda de créditos do cartão Bem Legal e integração temporal em fase de teste em algumas linhas, com o pagamento de uma única passagem para deslocamento gratuito no intervalo de 1h30”, informou o superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Tácio Melo.

 

Para o prefeito de Maceió, a licitação é um marco histórico e evidencia o compromisso da gestão da Prefeitura em oferecer um transporte público de qualidade aos maceioenses. “Sabíamos o quanto seria difícil realizar um processo como este. Agora, estamos prestes a dar um importante e decisivo passo para que o município fiscalize e implante as medidas necessárias e que as empresas vencedoras do certame possam cumprir com tudo o que está previsto no edital. A população logo sentirá de perto o quanto estas mudanças vão beneficiá-las”, afirmou o prefeito.

 

A primeira fase da licitação – com início em janeiro de 2016 – contempla o atendimento de carências de ônibus, integração temporal completa, adequação da idade e padronização visual da frota, atendimento à legislação de acessibilidade nos coletivos e manutenção dos terminais pelas empresas de ônibus dentro dos lotes de atuação, sendo quatro ao todo.

 

Terminal do Rio Novo

Durante a assinatura do contrato com as empresas que atuarão no sistema de transporte público na capital, o prefeito Rui Palmeira também fará a entrega, nesta terça-feira, às 9h, do mais novo terminal reformado.

 

Trata-se do terminal urbano do Rio Novo, que ganhou acessibilidade, com a instalação de piso tátil, corrimão e banheiro acessível para portadores de necessidades especiais. O local ainda recebeu iluminação em toda a estrutura, substituição total dos revestimentos internos e externos, sistema de drenagem, com o direcionamento das águas pluvial, padronização da identidade visual, pintura interna e externa, substituição total da coberta, revisão nas instalações hidrossanitárias, elétricas e sinalização.

 

Ao todo já são 12 terminais reformados e dois construídos. Em janeiro de 2016, a Prefeitura inicia a entrega das reformas dos terminais do Paraíso do Horto – na Chã da Jaqueira, Mocambo e do Conjunto Cidade Sorriso II (Benedito Bentes), Trapiche da Barra e Conjunto Osman Loureiro.

 

(Fonte: Alagoas24h)

Aproveite todas as licitações públicas em um só lugar!