Licitação do transporte melhora acessibilidade dos ônibus

 

Ciente das limitações e desafios enfretados por quem possui dificuldade de locomoção temporária ou permanentemente e utiliza cadeiras de rodas, a Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), segue trabalhando para melhorar a acessibidade da frota de ônibus que circula na capital. Com o trabalho, vagas para cadeirantes e estações elevátórias passaram a ser imprescindíveis para a prestação de serviço à população maceioense.

Outro importante ponto é o Edital de Licitação Para o Transporte Público, que exigiu a adequação à legislação federal vigente com relação à acessibilidade no transporte público. Dessa forma, ficou determinado que todos os veículos da frota de Maceió devem contar com acessibilidade para quem tiver algum tipo de necessidade especial ao utilizar os ônibus.

“A Prefeitura enxerga a necessidade de locomoção dos cadeirantes e o quão difícil isso era para eles diariamente. Por isso, estamos trabalhando para facilitar a mobilidade das pessoas com deficiência no que diz respeito ao transporte público”, conta a assessora especial de Transportes Urbanos, Fernanda Cortez.

Mais acessibilidade

Com a licitação e recente chegada de ônibus zero km no sistema de transporte, cresceu para cerca de 90% o número de ônibus urbanos que já contam com instrumentos de acessibilidade. “Em 20 meses iremos totalizar a adequação da frota com pelo menos uma vaga para cadeirante e a estação elevatória”, estima Fernanda.

 

Fonte: Cada Minuto

Aproveite todas as licitações públicas em um só lugar!