Licitação de radares está em fase final

Limeira deve passar das atuais 55 faixas de rolagem monitoradas por equipamentos de radares fixos para 74 faixas, em breve. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, a licitação dos aparelhos está em fase de conclusão e a empresa que ficou em segundo lugar no certame terá prazo de dez dias, após contato da prefeitura, para apresentar os novos equipamentos para a realização de testes. A empresa vencedora da licitação não apresentou os radares no prazo estabelecido em edital e, por isso, o município recorreu à segunda colocada. Cerca de R$ 5,5 milhões deverão ser gastos para a contratação.

 

Segundo a secretária da pasta, Andréa Soares, além da ampliação de 19 faixas, os demais equipamentos deverão ser substituídos por outros mais modernos e mais itens serão incluídos em Limeira. “Teremos a ampliação das faixas, o equipamento de avanço no sinal vermelho e o monitoramento junto à Secretaria de Segurança Pública”, explica Andréa.

De acordo com a secretária, os testes nos equipamentos incluem a verificação das imagens para aplicação de multas e também a verificação da base de dados dos equipamentos, que deve ser compatível com a Central Regional de Inteligência e Monitoramento da pasta de Segurança Pública. “Com o acesso às informações digitais, a Secretaria de Segurança vai poder checar, por exemplo, se um veículo furtado ou roubado está em circulação na cidade”, diz.

 

Como o Jornal de Limeira mostrou em dezembro do ano passado, os aparelhos referentes aos semáforos “dedo-duros” foram prometidos pela secretária para este mês. Os equipamentos possuem tecnologia para fiscalizar e multar o condutor que avançar o sinal vermelho, que dirigir em excesso de velocidade ou que parar com os veículos em cima da faixa de pedestres.

 

Um dos locais que receberão este tipo de radar é o semáforo das vias Alberto Ferreira e a Comendador Agostinho Prada. “As pessoas avançam demais no sinal vermelho. Não vamos revelar todos os locais em que o equipamento será colocado, mas, de início, serão três lugares”, disse Andréa.

 

MULTAS

Atualmente, os radares que mais geram multas para os limeirenses são no Anel Viário, próximo ao Samu; na entrada de Limeira, na Avenida Major Levy José Sobrinho; e o radar móvel próximo ao pedágio da Rodovia Limeira-Cordeirópolis. Segundo a pasta, cerca de 60% das multas aplicadas em Limeira ocorrem por excesso de velocidade. (Colaborou Lucas Navarro)

 

(Fonte: Jusnoticias)

Aproveite todas as licitações públicas em um só lugar!