Licitação da Lapa tem edital disponível para as empresas a partir de setembro

As operações que darão nova cara à Estação da Lapa serão iniciadas em setembro de 2015, e o edital de licitação estará disponível para as empresas interessadas a partir do dia 5 de setembro, na sede da Secretaria Munipal de Urbanismo e Transporte (Semut).

 

Segundo o secretário dos Transportes, Fábio Mota, as obras que ligarão a Estação da Lapa ao Iguatemi terão início no primeiro semestre do próximo ano, com recursos da Prefeitura e do Governo Federal.

 

No dia 20 de outubro será a abertura do edital, 30 dias depois, no dia 20 de novembro, acontecerá a divulgação das empresas vencedoras.

 

O consórcio que ganhar a licitação terá que desenvolver um projeto inovador nos parâmetros estabelecidos pelo edital, além custear a quantia mínima de R$13 milhões, valor que ficou definido após estudo realizado para as instalações da Estação, que foi implantada na década de 1980 e nunca passou por requalificação.

 

Outro requisito no edital é que a empresa vencedora deverá ter experiência em operação de estações e obrigatoriamente terá que fazer melhorias na infraestrutura, acessibilidade, climatização e instalação de wi-fi.

 

“Alem de diagnosticar uma Nova Estação da Lapa para a população, a Prefeitura vai economizar cerca de R$400 mil por mês com a concessão. As próximas serão as obras da ligação Lapa-Iguatemi. Os 8,6 km de avenidas que ligam as estações serão percorridos em 16 minutos com a construção de um sistema BRT (Bus Rapid Transit), que trarão mais mobilidade urbana para a cidade e qualidade de vida para a população”, explicou o secretário.

 

A empresa vencedora poderá operar no espaço durante 35 anos, nos termos da Lei Municipal nº 8.545/2014. Entre as responsabilidades da concessionária que assumir a Estação da Lapa está a execução de obras de completa recuperação e modernização da Estação, contratação de mão de obra e serviços de segurança que garantam a tranquilidade dos usuários, ampliação e conservação nas edificações e instalações do Terminal.

“A concessionária vencedora vai poder construir e explorar um shopping center durante esses 35 anos e no final deste período todo o patrimônio será de propriedade do município, sem qualquer direito de indenização à concessionária”, relata Mota.

 

Os interessados em participar da licitação devem solicitar o edital na sede da Semut, localizada na Rua Agnelo de Brito, 201 – Federação. Telefone: 2105-2900/2902.

 

(Fonte: Tribuna da Bahia)

Aproveite todas as licitações públicas em um só lugar!