Justiça Federal da PB economiza mais de R$ 280 mil em licitações

A Justiça Federal na Paraíba (JFPB) economizou o montante de R$ 289.914,75 nos 15 procedimentos licitatórios realizados no ano de 2015. A economia conquistada nas contratações de bens e serviços é relativa aos valores estimados pela Administração em pesquisa de mercado frente aos valores efetivamente obtidos nas licitações, após negociações dos pregoeiros com os fornecedores.

 

“A economia obtida reflete o trabalho dos nossos pregoeiros, que atuam com bastante afinco para obter a redução de custos. Ficamos bastante satisfeitos com esse resultado, pois mostra que estamos sintonizados com os objetivos da gestão, que é a redução de gastos públicos”, declara Cícero Caldas Neto, Diretor da Secretaria Administrativa da JFPB.

 

Para se chegar ao valor estimado, o Setor de Compras realiza pesquisa de preços no mercado em busca de valores de referência para as contratações. Já durante o processo da licitação, há uma fase de negociação em que os pregoeiros buscam o melhor preço possível.

 

Em alguns itens contratados por meio do Pregão Eletrônico, a economia superou 60% do valor estimado, como foi o caso da contratação de empresa especializada para produção da revista “Parahyba Judiciária”, que obteve economia de 63%. A contratação dos serviços nas áreas de “Social Media”, Arte-Finalização e de Audiovisual também teve destaque, pois a economia foi de 43% do valor estimado.

 

A grande maioria das licitações realizadas pela Justiça Federal na Paraíba é na modalidade Pregão Eletrônico, que possibilita ampliar a competitividade ao proporcionar um número maior de concorrentes, de modo que é possível obter melhores preços.

 

“As empresas podem participar de várias licitações ao mesmo tempo, oferecendo seus serviços à JFPB e a outros órgãos, sem ter que haver deslocamento até esta Sede para apresentarem suas propostas, o que também proporciona redução de custos e a possibilidade de oferecerem preços mais baixos”, afirma Marcos Antônio Braga Guimarães, Supervisor da Seção de Licitações e Contratos.

 

(Fonte: PB Agora)

Aproveite todas as licitações públicas em um só lugar!