Interessados podem analisar licitação para iluminação pública em Uberlândia

6 de Setembro de 2016

Os interessados em participar do processo que vai escolher a empresa que vai gerenciar a iluminação pública em Uberlândia devem procurar a Prefeitura para conhecer as regras da licitação, até 13 de setembro. A parceria com o poder público valerá por 25 anos.

Desde janeiro de 2015, as prefeituras assumiram parte do serviço de iluminação pública em todo o país. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), quase quatro mil municípios se responsabilizaram por este trabalho. Em Minas Gerais, apenas 19 de 853 cidades encarregaram-se desta atividade, inclusive Uberlândia.

Para realizar o trabalho, a Prefeitura contratou uma empresa de engenharia, mas também decidiu fazer uma Parceria Público-Privada (PPP) para encontrar uma empresa para gerenciar a iluminação. O valor do contrato chega a mais de R$ 4 bilhões.

Em dois anos, a empresa deve substituir todas as lâmpadas do município por modelos com tecnologia led, que gera uma economia de 50% na conta final de energia. A outra etapa deve ser feita em 14 anos, trocando 100 mil lâmpadas. Ao fim do contrato, a expectativa é de uma economia de 41% em relação ao consumo atual.

Para isso, a empresa deve construir uma equipe operacional. O modelo adotado será o de concessão administrativa com contraprestação paga pelo Executivo. Até o momento, a Prefeitura de Uberlândia não quis se manifestar sobre a licitação.

 

Fonte: G1 Triângulo Mineiro

Aproveite todas as licitações públicas em um só lugar!