Governo vai lançar novo edital para acessos da Ponte Juscelino Kubitschek

O governo do estado anunciou, nesta quinta-feira (29), que vai lançar no próximo mês um edital de licitação para conseguir a licença ambiental e continuar as obras da Ponte Juscelino Kubitschek. Falta ainda a construção dos acessos. O projeto inicial previa a licença ambiental apenas da ponte do meio. A obra está parada desde o 2º semestre de 2014.

 

“Vamos lançar uma licitação para conseguir a licença ambiental para fazer os acessos. Com essa licença poderemos iniciar uma licitação para a obra efetiva de acesso e tornar a ponte funcional. Foi feito primeiro um projeto com a licença ambiental para fazer a parte do meio e, não sei o motivo, deve ter tido algum problema burocrático, muito provavelmente de ordem ambiental, para não ter sido feita a licitação dos acessos”, explicou o secretário de transportes do estado, Guilhermano Pires, durante entrevista ao Jornal Cidade Verde.

 

“Provavelmente em fevereiro já deve ser feito o lançamento do edital para fazer a liberação ambiental da obra”, ressaltou, destacando que o governador Wellington Dias já determinou a retomada de várias obras no Piauí. “Todas as obras que estão paradas, agora com a liberação do cadastro do Piauí junto aos órgãos financiadores, serão retomadas”, garantiu.

 

Uma dessas obras é o Rodoanel de Teresina. De acordo com o secretário, há recursos garantidos, o problema é uma liminar na Justiça Federal que impede a sia finalização. “Existe uma liminar na Justiça Federal, que está em sede de agravo no TRF da 1ª Região, que impede a execução da obra devido as desapropriações de um assentamento do INCRA, mas a questão financeira está equacionada. Precisamos resolver agora a questão jurídica para retomar a obra”, afirmou

 

Aeroportos

A Secretaria de Transportes administra no estado os aeroportos de Picos, São Raimundo Nonato e Floriano. Nenhum dos três pode receber voos regionais por não estarem homologados junto à Agência Nacional de Aviação (ANAC). “No de São Raimundo Nonato foi feita uma vistoria pela ANAC, que encontrou pequenas falhas que estão sendo sanadas para que seja liberado para voos regionais. O de Floriano, nós estamos aguardando a ANAC fazer a vistoria e liberar para voos regionais. Em São Raimundo Nonato, a ANAC encontrou uma pequena erosão na cabeceira da pista devido ao tempo em que ela foi feita e umas placas de sinalização. Mas são coisas simples que serão equacionadas”, explica.

 

O secretário falou ainda de novas estradas que serão construídas. “A situação mais carente é no sul, devido as grandes extensões. Temos aí a Transcerrados que já está com uma parte executada, a BR 235, que liga Gilbués a Santa Filomena, que está praticamente executada e agora vamos começar o trecho de Caracol a Bom Jesus”, finalizou.

 

(Fonte: Cidade Verde)

Aproveite todas as licitações públicas em um só lugar!