Governo do Pará debate implantação de programa de compras públicas sustentáveis

O Governo do Pará vai dar um novo passo para ampliar a sua política de sustentabilidade na gestão. Após a criação do Programa Municípios Verdes, o governo quer implementar um programa de compras públicas sustentáveis, envolvendo todos os órgãos responsáveis pelas compras governamentais do Estado. O assunto será discutido nos dias 27 e 28, no workshop “Compras Púbicas Sustentáveis”, que vai reunir técnicos da Fundação Getúlio Vargas e diretores de todas as áreas de licitação do governo, com foco na administração, saúde, educação, obras e segurança, considerados os maiores compradores do estado.

 

O evento é coordenado pelo secretário especial de Gestão Adnan Demachki, e pelos secretários executivos Alice Viana e Justiniano Neto. O objetivo é estabelecer novos critérios nos processos de licitação, exigindo que fornecedores que tenham licença ambiental e seus produtos atendam a exigências de uma plataforma de gestão sustentável, além de criar estruturas de compras governamentais por regiões, trabalhando com micros e pequenas empresas, cooperativas e associações, o que ajudará a desenvolver a economia dos municípios.

 

No dia 27 o evento será aberto para todas as secretarias e órgãos de governo, a partir das 9h, no auditório do Hotel Regente. Já no dia 28, haverá uma oficina para elaboracão das diretrizes para instituição dessa política pública.

 

Acompanhe as palestras programadas:

– “Visão da FGV sobre compras públicas”, com Raquel Sobral

– “Elaboração dos Planos de Logística Sustentável nós órgãos federais (MMA)”, com Thiago Kanashiro, do Ministério do Meio Ambiente.

– “Panorama das compras públicas do Estado do Pará”, com Alice Viana, secretária de Administração do Pará

– “Aspectos juridicos sobre inserção de critérios sustentáveis em compras públicas no Pará”, com o Procurador Geral do Pará, Caio Trindade

– “Experiencia com compras públicas de São Paulo”, com Denise Coelho Cavalcante

– Apresentação do projeto Pará Rural Sustentável, com Justiniano Neto

 

(Fonte: Gov. Estado PA)

Aproveite todas as licitações públicas em um só lugar!