Gás de Xisto. Licitação para blocos em SE

O Estado de Sergipe proporcionalmente ao seu tamanho é sem dúvida, o que tem as mais variadas riquezas mineral e natural do país. Como se não bastasse o mega projeto Carnalita, as novas descobertas de campos de petróleo, o Estado agora terá 80 blocos (junto com Alagoas) na  12ª Rodada de Licitação que a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP, realizará  nos dias 28 e 29 deste mês, para exploração do gás de xisto, que é um gás não convencional.

O jornal Brasil Econômico de ontem, 07, publicou uma matéria sobre o assunto ressaltando que o Nordeste deve inaugurar no país a exploração do gás de xisto e a produção brasileira deve começar pelas bacias do Recôncavo Baiano e de Sergipe-Alagoas.

Na matéria, a diretora-geral da ANP, Magda Chambriard explica que ode o Brasil tem muitos poços é nas bacias maduras. “Tudo indica que o não convencional deve ocorrer primeiro nessas bacias. Até pela quantidade de dados e informações e pela infraestrutura instalada, tem tudo para acontecer primeiro nas bacias maduras de  Recôncavo Baiano e Sergipe-Alagoas”, disse.

Em Sergipe-Alagoas estão sendo oferecidos na licitação 80 blocos e no Recôncavo Baiano 50. De acordo com a ANP, os vencedores da licitação terão, no máximo, quatro anos para explorar as áreas. Caso seja constatada a ocorrência de gás não convencional, esse período poderá ser estendido por mais dois anos.

O que é – Gás de xisto é o gás natural que pode ser encontrado preso dentro de formações de xisto argiloso. O Gás de xisto vem se tornando uma fonte cada vez mais importante de gás natural em vários países.

(Fonte: Infonet)

Aproveite todas as licitações públicas em um só lugar!