Embraer abre unidade do Super Tucano nos EUA

 

Fábrica da Flórida entregará primeiras unidades da aeronave para a Força Aérea americana em 2014

 

 

A fabricante brasileira de aviões Embraer inaugurou ontem as instalações em Jacksonville, na Flórida, onde vai montar os aviões do Programa LAS (Light Air Support), ou Apoio Aéreo Leve, para a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF, na sigla em inglês). De acordo com a empresa, as atividades já estão em andamento na preparação para as operações industriais. A entrega da primeira aeronave A-29 Super Tucano está programada para meados de 2014.

 

Em 27 de fevereiro, a USAF concedeu o contrato do programa LAS à Sierra Nevada Corporation (SNC) e à Embraer para o fornecimento de 20 aeronaves A-29 Super Tucano e dispositivos de treinamento em solo, treinamento de pilotos e de manutenção e apoio logístico, num negócio avaliado em US$ 427,5 milhões. Os aviões serão usadas para fornecer apoio aéreo leve, reconhecimento e capacidade de treinamento aos militares do Afeganistão.

 

As duas empresas já haviam vencido o mesmo contrato em 2011, mas a única concorrente na disputa, a americana Beechcraft, contestou a decisão e o governo americano decidiu fazer nova licitação, vencida novamente pelas duas companhias. Após reiterada a escolha pelo Super Tucano, a concorrente apresentou um novo protesto, contestando o resultado da licitação.

 

A Beechcraft, que acaba de sair de uma concordata, diz que, com a opção pela Embraer, cerca de 1,4 mil postos de trabalho no Kansas e em outros Estados americanos estão em perigo, alegando que, com a decisão, a Força Aérea estaria transferindo a geração de empregos para o Brasil.

 

Em nota à imprensa, porém, a Embraer destacou que, por meio do programa LAS, a empresa e a Sierra Nevada darão suporte a mais de 1,4 mil empregos em mais de 100 empresas em todo o território americano.

 

 

Por: LUCIANA COLLET
(Fonte: O Estado de S.Paulo)

Aproveite todas as licitações públicas em um só lugar!