Edital para conjunto de obras na BR-116 deve sair até dezembro

 

Os últimos dias de dezembro deste ano. É com esta estimativa que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) trabalha para colocar na rua o edital do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que escolherá, no início de 2014, a empresa responsável por um conjunto de 24 obras complementares no trecho de 35 quilômetros da BR-116, entre Porto Alegre e Novo Hamburgo.

A informação é do coordenador do Comitê de Acompanhamento das Obras de Infraestrutura Viária da Região Metropolitana de Porto Alegre, deputado federal Ronaldo Zulke, que garante para 2014 o início das melhorias.

A opção pelo RDC para os melhoramentos da BR-116 visa agilidade na contratação dos serviços e garantir os recursos por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC da Mobilidade). Para a escolha do vencedor, o RDC obedecerá critérios de técnica e preço.

Por ser uma obra contratada nesta modalidade, o Dnit evita divulgar valores do contrato antes do lançamento do edital e o conhecimento do vencedor. Todavia, o deputado Zulke enumera que até R$ 330 milhões é o valor disponível no PAC da Mobilidade para as melhorias.

Obras em andamento

Pensando em reduzir os transtornos aos usuários da BR-116, a opção do Dnit foi por iniciar as obras previstas no RDC somente após a conclusão da BR-448 (Rodovia do Parque), que deverá ser inaugurada em dezembro deste ano. Todavia, a autarquia ressalta que obras no trecho POA-NH já estão sendo feitas.

Mais de 2,3 mil acidentes no ano

Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) deste ano revelam um total de 2.307 acidentes até o dia 16 de outubro no trecho da BR-116 entre Porto Alegre e Novo Hamburgo, que compreende os quilômetros 232,9 ao 270,3. Saldo dessas colisões, tombamentos, saídas de pista, atropelamentos e quedas é a morte de 12 pessoas.

(Fonte: Diario de Canoas)

Aproveite todas as licitações públicas em um só lugar!