Edital de licitação dos ônibus sai esta semana, garante gestor da Strans

O edital de licitação das linhas de ônibus de Teresina será lançado no início desta semana, é o que garante o superintendente municipal de Trânsito, Pang Yen Shiao.

 

A licitação foi oficialmente lançada no dia 22 de janeiro e o edital deveria ter sido publicado nesta sexta-feira (21). “Mas tivemos um pequeno problema técnico e o edital será lançado neste começo de semana. Já está tudo certo”, declarou Pang, ao Cidadeverde.com.

 

A polêmica do reajuste

Em janeiro, o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), reafirmou que é 0% a possibilidade de reajuste da tarifa de ônibus durante processo de transição na licitação das linhas de ônibus. “É 0% essa possibilidade. Não existe condições para isso”.

 

Segundo a prefeitura, as pessoas que já são beneficiadas com passe livre continuarão inscritas no benefício, que é assegurado por lei. As garantias acerca da acessibilidade também serão uma obrigação, como exigiu a promotora Marlúcia Evaristo.

 

Como será a licitação

A licitação está dividida em quatro lotes, um para cada região da capital. As empresas terão uma concessão de 15 anos, podendo ser renovada se elas atingirem as notas de avaliação por parte do sistema e dos consumidores a cada ano.

 

Para participar do edital, a empresa tem que apresentar uma nota de preço (o menor preço apresentado) e nota técnica (qualidade dos ônibus, absorção de empregados e qualidade das garagens). Cada uma será responsável por um lote.

 

O ar-condicionado será implementado somente em 10% da frota inicialmente. O restante dos ônibus serão equipados com o passar do tempo, com a estabilização das empresas no mercado.

 

Hoje, o sistema opera em linhas radiais, diametrais e circulares, que rodam 60km em cada viagem. O novo sistema será integrado, com oito terminais de integração, linhas troncais, com ônibus mais robustos, com portas à esquerda. Também terão as linhas inter terminais.

 

No centro, três terminais receberão as linhas alimentadoras: uma na praça da Bandeira, outra na Praça Saraiva e outra na Praça João Luis Ferreira.

 

(Fonte: Cidade Verde)

Aproveite todas as licitações públicas em um só lugar!