Diretora do DER-ES homologa licitação para obras do aeroporto de Linhares

 

A diretora-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado (DER-ES), Tereza Maria Sepulcri Casotti, homologou, nesta sexta-feira (6), o resultado da Concorrência Pública nº 017/2012, que prevê a construção de obras do aeroporto de Linhares, norte do Estado. A licitação vencida pela empresa Pelicano Construções SA, pelo valor de R$ 27,05 milhões, estava sendo alvo de contestação na Justiça estadual. Também foi ratificada a contratação de outra empresa (Engesolo Engenharia Ltda) para supervisionar a execução das obras, ao custo de R$ 2,22 milhões.

O projeto de ampliação do aeroporto de Linhares foi anunciado em maio do ano passado, como a maior pista de pouso e decolagem do Espírito Santo. Segundo o governo do Estado, as obras de engenharia incluem a construção de uma nova pista de pousos e decolagens no local, com 1,8 quilômetros de extensão, bem como melhorias na infraestrutura do aeroporto – ampliação do pátio de aeronaves e instalação de nova sinalização na nova pista.

Na época do anúncio, a Secretaria de Transporte e Obras Públicas (Setop) previa a conclusão das modificações até o final deste ano. Entretanto, a licitação passou a ser alvo de contestação na Justiça. Uma das empresas concorrentes, a Conserva de Estradas Ltda entrou com recurso contra a habilitação da Pelicano Construções. O juiz de 1º grau chegou a conceder uma liminar para impedir a continuação da concorrência, mas o Tribunal de Justiça acolheu o recurso da vencedora do certame, no final de julho.

De acordo com o projeto, o aeroporto linharense deve passar a receber aeronaves de carga e aviões com capacidade máxima de 200 passageiros. A previsão é que sejam recebidos até 1,2 mil voos por ano. As concorrências públicas também devem ser apreciadas pelo Conselho de Administração do DER-ES.

Por: Nerter Samora
(Fonte: Seculo Diario)

Aproveite todas as licitações públicas em um só lugar!