Cresce a participação de empresas locais em licitações em Santos

Os números foram apontados por um levantamento da Prefeitura: após um mês do lançamento do programa, 146 empresas se cadastraram no portal

 

Cresceu em 37,2% o número de empresas locais que venceram licitações na Prefeitura de Santos, como resultado do Programa LicitaSantos. Lançado há pouco mais de um mês para convencer o empresariado a disputar essa fatia de mercado, concorrendo com licitantes de fora da região, o programa mostra excelentes resultados, segundo o secretário municipal de Gestão, Fábio Ferraz.

 

Os números foram apontados por um levantamento da Prefeitura: após um mês do lançamento do programa, 146 empresas se cadastraram no portal www.santos.gov.br/lici tasantos, para receber por e-mail os avisos dos editais de licitação da Administração. Deste total, 96% são de Santos.

 

O interesse do empresariado local já reflete nos resultados das disputas, com mais empresas vencedoras sediadas na Cidade ou municípios vizinhos. Em 2014, apenas 9,3% das vencedoras de licitações eram de Santos. Após o lançamento do programa, em 29 de abril, este número saltou para 25% – um crescimento de 37,2%.

 

Das 24 licitações concluídas no período, seis foram vencidas por empresas da Cidade. Outras quatro por firmas das cidades vizinhas (16,6% do total) – antes a participação regional era de 4,3%.

 

Com a vitória dessas empresas, os recursos públicos aplicados pela Prefeitura são distribuídos na região e revertem na manutenção e geração de empregos e de novos tributos. “O resultado mostra que a expectativa de que cresça a participação de mais empresas é muito grande”, assinala Ferraz.

 

O programa LicitaSantos é coordenado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Gestão (Seges), e conta com o apoio da Associação Comercial de Santos, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Santos e Santos-Praia e do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista. Segundo Fábio Seixas, essas entidades “merecem os louros por esse excelente resultado”. Ele acredita ser possível aprimorar ainda mais as parcerias. “Desejamos que o empresariado local perceba que a Prefeitura quer estimular outros empresários a participarem das licitações”.

 

Cresce também o número de adesões. O portal do LicitaSantos registrou mais de 340 cadastros (empresas se inscrevem em mais de uma área). A maioria é interessada pelas licitações de serviços (69 inscrições), obra e serviços de engenharia (40), informática e tecnologia / acessórios (28), saúde (27) e materiais de escritório / papelaria (17).

 

O cadastro é rápido. Basta informar a razão social da empresa, CNPJ e e-mail, E o empresário recebe um resumo das informações de licitações e o link para acessar o edital completo.

 

(Fonte: A Tribuna)

Aproveite todas as licitações públicas em um só lugar!