Cosanpa abre licitação para serviços de drenagem subaquática

Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) abrirá licitação no próximo dia 24 para contratação de empresas que executem serviços especializados de drenagem subaquática em 1.081m³ de sedimentos argilositosos nos canais de admissão aos poços de sucção dos sistema de captação de água do Rio Guamá.

O rio Guamá é o principal manancial do sistema de distribuição de água de Belém. Em uma de suas margens está situada a estação de captação do Rio Guamá, que possui oito bombas com capacidade de sucção de 9m³/s (nove mil litros de água por segundo) diariamente. Neste processo de captação há a interferência de material argiloso, que se acumula em torno das bombas localizadas nas comportas de captação do rio. O resíduo acaba sendo aspirado pelas bombas, comprometendo a durabilidade das mesmas, daí a necessidade de fazer a drenagem regularmente – a última delas ocorreu em 2011.

Lago Bolonha – A Cosanpa concluirá até o final de setembro a limpeza  total do lago Bolonha, outro manancial que fornece água para o sistema de distribuição da cidade de Belém. Uma operação de limpeza que vem sendo feita há dois meses já conseguiu retirar da superfície do lago 90% das macrófitas (plantas aquáticas) presentes na superfície. O restante do trabalho será concluído até o final do mês.

(Fonte: Agencia Para)

Aproveite todas as licitações públicas em um só lugar!