Brasília autoriza publicação de edital de licitação da ZPE

Após a aprovação sem resalvas do texto final do edital de licitação da ZPE de Fernandópolis, por um colégio de ministros do CZPE (Conselho das Zonas de Processamento de Exportação), ocorrido no ultimo dia 4, a resolução autorizando a Prefeitura de Fernandópolis a repassar a totalidade das ações da AZPEF (Administradora da ZPE de Fernandópolis) para a iniciativa privada, através de edital de abrindo o processo licitatório, foi publicada no DOU – Diário Oficial da União, nesta quarta-feira, dia 31. Veja abaixo cópia da resolução nº 10 do CZPE.

 

“A partir da próxima semana já poderemos publicar o edital para os investidores interessados em adquirir as ações da administradora da ZPE Paulista e aquisição da área onde será implantado o projeto”, explicou o presidente da Administradora da ZPE de Fernandópolis José Carlos Zambon. Ele considerou importante o passo dado em Brasília. “Era o sinal verde que estávamos aguardando para dar início ao processo de licitação da ZPE”, afirmou. A decisão do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação levou em conta o parecer técnico do Grupo de Assessoramento Técnico (GAT) pela aprovação do edital, o que foi acatado pelo Conselho de Ministros sem restrição. “Poderia ocorrer apresentação de alguma restrição ou emenda, o que retardaria a publicação do edital. O mérito do edital foi ser aprovado sem emendas”, comemorou Zambon.

 

“Este é o resultado de um trabalho em equipe, realizado com lisura e responsabilidade. É assim que temos conduzido esse processo e assim será até que a ZPE esteja instalada”, disse a prefeita Ana Bim. O novo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior que tomará posse amanhã, Armando Monteiro Neto, em recente pronunciamento, apontou como principal desafio elevar a competitividade da indústria brasileira e isso passa pela promoção do comércio exterior como um objetivo central da política produtiva brasileira. Para o presidente da AZPEF, a indicação do ministro sinaliza o interesse do governo no desenvolvimento dos projetos das Zonas de Processamento de Exportação, o que dará maior competitividade ao comércio exterior brasileiro.

 

Após a publicação do edital pela Prefeitura de Fernandópolis, que deve ocorrer na próxima semana, o passo seguinte será a abertura dos envelopes de propostas dos investidores interessados em assumir a gestão da ZPE Paulista. O processo poderá ocorrer em até 30 ou 60 dias. Hoje, sem a publicação do edital de licitação, três grandes grupos de investidores estão interessados na disputa pelo comando da ZPE de Fernandópolis, confirmou Zambon.

 

(Fonte: Região Noroeste)

Aproveite todas as licitações públicas em um só lugar!