Bancos assinam contrato da licitação da folha de pagamento do INSS

Para o próximo ano, estimativa é de que 432 mil benefícios mensais sejam concedidos pela Previdência

 

Os representantes dos 14 bancos vencedores da licitação dos 26 lotes da folha de pagamento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), realizada em agosto deste ano, assinaram, nessa segunda-feira (6), o contrato que lhes dá o direito de efetuar o pagamento dos benefícios concedidos a partir de 1º de janeiro de 2015. Para o próximo ano, a estimativa é de que 432 mil benefícios mensais sejam concedidos pela Previdência.

 

Na licitação, o INSS incrementou o contrato acrescentando novos serviços à rede bancária, em relação ao contrato do leilão realizado em 2009, de forma que esses serviços fossem mais facilmente acessados pelo beneficiário do INSS.

 

A grande novidade, no entanto, é uma autenticação bancária previdenciária a ser emitida pelos bancos que trará o acesso mais rápido e seguro aos serviços previdenciários disponibilizados nos canais remotos de atendimento da Previdência Social – Central 135 e internet, em www.previdencia.gov.br.

 

“A partir dos dados enviados pelo banco, a Previdência Social cria uma identificação eletrônica do cidadão, dispensando a necessidade de ir a uma Agência da Previdência Social para diversos serviços.”, explica Alan do Nascimento Santos, coordenador-geral de Tecnologia da Informação do INSS.

 

Para o presidente do INSS, Lindolfo Sales, a autenticação bancária previdenciária cumpre com a melhoria do atendimento. “O caminho que o INSS vem trilhando na busca pela prestação de serviços de qualidade ganhou novo impulso com os contratos assinados com os bancos vencedores do leilão da folha de pagamento. A autenticação bancária previdenciária colocará mais serviços do instituto à disposição, com mais comodidade e segurança.”, avalia.

 

Os bancos têm o prazo de seis meses, a partir de janeiro de 2015, para disponibilizar o serviço de autenticação bancária previdenciária.

 

Entre as outras novidades que estão no contrato com os bancos vencedores da licitação da folha de pagamento do INSS, estão: disponibilizar ao beneficiário a qualquer tempo, no terminal de auto atendimento, o Demonstrativo de Crédito de Benefício, permitindo a sua emissão gratuitamente no mínimo três vezes por mês, relativo aos últimos três meses; disponibilizar por meio de internet banking consultas ao Demonstrativo de Crédito de Benefícios e Declaração de Rendimentos para Imposto de Renda, para os beneficiários que recebem sob a modalidade Conta de Depósitos; não cobrar qualquer tipo de tarifa bancária relativa exclusivamente ao saque de pagamento na modalidade Cartão Magnético; fornecer aos beneficiários, por meio eletrônico, o Demonstrativo do Histórico de Consignações e consulta de margem para crédito consignado.

 

Leilão

A licitação da folha de pagamento ocorreu nos dias 27 e 28 de agosto de 2014. Ao todo, nos 26 lotes licitados, participaram 15 instituições: Banco do Brasil, Banco Santander, Banestes, Banco do Estado do Sergipe, Banco Cooperativo SICRED, HSBC, Banrisul, Itaú Unibanco, Banco da Amazônia, Banco de Brasília – BRB, Banco Mercantil do Brasil, Banco Cooperativo do Brasil – Bancoob, CAIXA, Bradesco e BMG.

 

Os lances iniciaram a partir do valor mínimo definido pelo INSS de R$ 0,06 a R$ 14,21.

 

(Fonte: Ministério da Previdência Social)

Aproveite todas as licitações públicas em um só lugar!