Aprovação de Plano Diretor abre caminho para licitações

O projeto de lei que estabelece o Plano Diretor de Transportes Intermunicipais foi aprovado ontem, em sessão extraordinária da Assembleia Legislativa do Estado. O texto propõe reorganizar a distribuição das linhas do transporte coletivo intermunicipal de longo curso e ordená-las juridicamente em novos segmentos.

 

Agora, é preciso que o governador José Ivo Sartori sancione o projeto para que a autarquia inicie a elaboração dos editais de licitação das linhas. Depois disso, o processo deverá ser homologado pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs).

 

Atualmente, existem cerca de 1,6 mil linhas intermunicipais. Com o plano, o Estado será dividido em 14 sistemas de mercados. Cada um será composto por conjuntos de linhas, que ficarão vinculadas ao mercado de sua região. Esse vínculo não impede viagens para outros mercados.

 

O Plano Diretor também implantará um sistema inédito, chamado de Centro de Controle Operacional, que interligará todas as linhas e estações rodoviárias. O Daer conseguirá acompanhar em tempo real o deslocamento dos ônibus e os horários de saída e de chegada aos destinos.

 

(Fonte: Jornal COmercio)

Aproveite todas as licitações públicas em um só lugar!