Acil faz novo evento para estimular compras públicas em Londrina

Nesta terça-feira, 27, a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) sedia a segunda rodada de negócios do Programa Compra Londrina. Doze empresas âncoras estarão à disposição de 24 fornecedores de produtos que abrangem os mais diversos segmentos. A ação pretende incentivar a participação de empresários locais em compras públicas.

 

O mercado de compras públicas oferece grandes oportunidades para o empresário local. Segundo dados do Sebrae, na região de Londrina, cerca de R$ 100 milhões são gastos na compra de apenas oito produtos. No entanto, mais de 70% são adquiridos de empresas que estão fora da cidade. Em Londrina existem 63 entidades de caráter público que buscam esse setor. A Prefeitura de Londrina – que é uma entre essas entidades de caráter público – gasta em média R$ 300 milhões em compras por ano.

 

Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae/Instituto Chiusoli há dois anos, apenas 28% das empresas londrinenses acompanham as vendas do setor público; 79% desconhecem o potencial de vendas dos órgãos e entidades que realizam licitações e pregões eletrônicos; 68% jamais participaram de uma compra pública; e, mesmo entre os que participaram desse tipo de compra, 73% não fizeram um planejamento prévio.

 

Compra Londrina

O Compra Londrina é um programa permanente de incentivo e capacitação de empresas locais para participação em compras públicas, que tem a parceria entre o Sebrae, a Acil e o Observatório de Gestão Pública de Londrina.

 

Através de uma ação coordenada e cooperativa de entidades e órgãos públicos e privados, os idealizadores do programa querem fomentar o desenvolvimento e a competitividade das empresas londrinenses por meio da participação em licitações, pregões eletrônicos e outras modalidades definidas pela lei.

 

(Fonte: Bonde)

Aproveite todas as licitações públicas em um só lugar!