Aberta licitação para construção de ciclovia entre Píer de Iemanjá e Praça dos Namorados

Obra, que atende antigo desejo dos ciclistas que circulam pela região, deve durar seis meses

 

A Prefeitura de Vitória publicou o edital de abertura de licitação para a construção de uma nova ciclovia: a que vai ligar o Píer de Iemanjá, na Praia de Camburi, à Praça dos Namorados, na Praia do Canto. “É desejo de Vitória de muito tempo. São duas ciclovias que vão se transformar em uma”, explica o secretário de Trânsito, Transportes e Infraestrutura Urbana de Vitória, Leonardo Zanotelli.

A nova travessia vai ligar as ciclovias das avenidas Dante Michelini e Saturnino de Brito. A obra é mesmo desejo antigo dos ciclistas que circulam pela região. O trecho entre a Ponte de Camburi e a Praça dos Namorados é dos mais penosos para a segurança dos ciclistas, em função da lacuna cicloviária que há entre os dois pontos.

Cena comum é ver ciclista pedalando sobre a calçada da Saturnino de Brito, ainda que o Código Brasileiro de Trânsito (CTB) vete tal expediente. Por outro lado, o artigo 201, do CTB, estabelece para os veículos motorizados 1,5 metro de distância para as bicicletas e “deixar de guardar a distância lateral de um metro e cinquenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicleta” é infração média, sujeita à multa.

Como proceder? É complicado pôr em prática o conceito de compartilhamento de rua em uma via de tráfego intenso e frenético, com carros deslizando em alta velocidade e rente à borda da pista. A solução, por ora, é pedalar na calçada mesmo.

Segundo o secretário, a Ponte de Camburi vai ganhar um alargamento de cerca de 2 metros par comportar a ciclovia, que terá 2,30 metros. O novo trecho terá cerca de 600 metros de extensão. Ao todo, serão 6 quilômetros de ciclovia, começando pela Avenida Munir Hilal, em Jardim Camburi, passando pela praia e terminando na Praça dos Namorados.

Se tudo correr sem contratempos, em 30 dias ocorre a abertura dos envelopes e, em 60 dias, a assinatura do contrato com a empresa vencedora. A obra tem previsão de duração de seis meses.

 

(Fonte: Seculo Diario

Aproveite todas as licitações públicas em um só lugar!