RHS Licitações

ANP leiloa reservas maiores que as da Petrobrás

 

No caso da 11.ª rodada de licitações marcada para maio, ainda no regime de concessão, apenas a área da margem equatorial tem estimados 30 bilhões de barris “in situ”, ou seja, poderia ter 7,5 bilhões de barris recuperáveis, numa estimativa preliminar.

 

Magda lembra que os cálculos são feitos com base em estudos sísmicos em 2D. A fase seguinte seriam sísmicas em 3D. A existência de óleo só é confirmada com a primeira perfuração, depois da licitação. E a comprovação de que o óleo pode ser produzido é feita ainda numa etapa posterior, com a perfuração de outros poços que delimitam o tamanho da área exploratória.

 

O óleo da margem equatorial pode levar uma década até ser produzido, diz. Por esse mesmo motivo, a reguladora diz que não há necessidade de alterar o atual modelo de conteúdo local. Magda diz que as dificuldades enfrentadas pela indústria para entregar encomendas são de curto prazo. “O gargalo que se enxerga hoje certamente não existirá em 10, 15 anos.”

 

Sobre contratação de serviços no exterior pela Petrobrás, Magda disse que a companhia pode fazer a contratação que quiser, contanto que cumpra as exigências de conteúdo local. “No caso de não cumprimento de conteúdo local vamos mandar a conta (multa).”

 

Além da 11.ª rodada em maio e da rodada de pré-sal em novembro, a ANP também realizará um leilão voltado para áreas com gás, em outubro.

 

Magda disse ontem que a 11.ª rodada consolida o regime de concessão como o principal no Brasil. Segundo ela, a área do pré-sal representa apenas 2% das bacias sedimentares brasileiras e o regime de partilha é de exceção.

 

 

Por: SABRINA VALLE / RIO
(Fonte: O Estado de S.Paulo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

XAo utilizar este site, você concorda com o tratamento dos seus dados pessoais de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Entendemos e respeitamos a sua privacidade e estamos comprometidos em proteger as informações pessoais que você fornece. Utilizamos cookies para analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar no site, você nos autoriza a coletar e usar essas informações.